Clínica para tratamento de cocaína

Clínica para tratamento de cocaína

A cocaína vem de uma planta que se chama Erythroxylon coca, muito comum nas Américas Central e do Sul. Ela costumava ser usada para reduzir os sintomas causados pela elevada altitude. Seu uso era feito da própria planta, que era mastigada pelo usuário.

Uma vez descoberta como droga, passou a haver um processo químico no qual são adicionados à planta outras substâncias, tendo como resultado final um pó que pode ser inalado ou injetado no usuário.

Inicialmente, o consumo desta droga provoca uma sensação de “barato”, o que inclui euforia e aumento da atividade mental. Porém, infelizmente, com a chegada da dependência, aumentam também os riscos de surgirem uma série de outros problemas de saúde. Siga lendo este post e conheça melhor esta substância.

Quais os efeitos da cocaína no organismo?

Os principais efeitos são:

  • Sensação de poder.
  • Prazer intenso.
  • Aceleração do pensamento.
  • Excitação.
  • Falta de fome e de sono.
  • Entre outros.

Que doenças o uso contínuo da cocaína pode provocar?

Infelizmente são muitos os problemas de saúde que o uso da substância pode provocar, entre eles:

  • Doenças crônicas diversas, as quais são de tratamento mais prolongado para controlar e, quando possível, curar.
  • Insuficiência cardíaca.
  • Insuficiência respiratória.

Como tratar a dependência de cocaína?

A dependência de cocaína requer tratamento realizado por uma equipe multiprofissional. É preciso ter acompanhamento de um médico psiquiatra, que avalia o estado mental do paciente, prescrevendo medicação quando necessário, especialmente em casos de crises de abstinência.

Também é preciso ser acompanhado por um médico clínico, que avalia aspectos da saúde física do dependente, buscando verificar se o consumo da droga afetou o coração ou outros órgãos do corpo.

É essencial poder contar com psicólogos e terapeutas, que ajudarão o paciente a refletir sobre sua condição, sobre os sofrimentos causados a si e aos amigos e entes queridos, bem como sobre os motivos que o levaram ao consumo de drogas. Essa etapa é muito importante para que a pessoa possa criar em si uma mentalidade de resistência e assim se mantenha sem usar drogas.

Outros profissionais, como a nutricionista – que elabora um cardápio equilibrado que favoreça o restabelecimento do organismo – o enfermeiro, que auxilia o trabalho do médico, acompanhando o estado de saúde do paciente e o preparador físico, que cria dinâmicas que permitam ao paciente se movimentar, pois a atividade física é muito importante para saúde física e mental da pessoa, são muito importantes para o sucesso do trabalho realizado.

Contar com um time de profissionais como este é fundamental, o que só em possível em uma clínica de recuperação.

Você está procurando uma boa clinica? Clique aqui. Se deseja conversar diretamente com um terapeuta sobre clinicas Clique aqui.