Clínica para dependentes químicos

Você sabia que, de acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas divulgado em 2015 aproximadamente 6 milhões de brasileiros são dependentes químicos? No mundo, na época da divulgação, este número girava em torno de 250 milhões de pessoas entre 15 e 64 anos.

Analisando estes dados, podemos chegar à conclusão de que a dependência não é um problema pequeno e que ela requer a atenção adequada a fim de que não tenhamos um quadro ainda mais grave nos próximos anos.

Apesar disso, muitas pessoas ainda não conhecem muito sobre o assunto e por isso resolvemos ampliar ainda mais seu conhecimento sobre isso. Continue lendo.

Drogas lícitas e drogas ilícitas

São consideradas lícitas as substâncias que causam dependência, mas cujo consumo não é proibido por lei, ainda que seja cercado de regras. É o caso do álcool e do cigarro, que podem ser vendidos a maiores de 18 anos, assim como dos medicamentos ansiolíticos e das anfetaminas, geralmente adquiridos com prescrição médica.

As drogas ilícitas, por outro lado, não têm sua produção, comercialização ou consumo permitido na lei. As mais conhecidas são a maconha, a cocaína, a heroína, o crack, o LSD e o Ecstasy.

Conheça melhor algumas delas abaixo:

  • Álcool – é muito consumido pela população porque causa um efeito de relaxamento, de desinibição. Apesar disso, nem todos que consomem se viciam. É importante observar diversos fatores, inclusive a frequência com que a pessoa bebe. Há vários tipos de bebida alcóolica e para cada uma delas um teor alcoólico específico, ou seja, uma quantidade de álcool diferente.
  • Cigarro – é constituído de tabaco e de um conjunto de outras substâncias químicas. Apesar de provocar relaxamento no usuário, é a fonte de muitas doenças, gerando, no Brasil, um gasto bilionário na saúde pública para tratar pessoas que adoecem em decorrência do seu uso.
  • Ansiolíticos – são remédios de tarja preta, os quais, em regra, só podem ser adquiridos nas farmácias com receita médica. Eles são geralmente empregados para tratar problemas como insônia e ansiedade. O problema é que, usados por certo tempo, podem causar dependência.
  • Anfetaminas – são muito utilizadas por mulheres que estão de dieta, pois provocam perda de apetite. Porém têm outros usos, sendo consideradas medicamentos de tarja preta, vendidos com prescrição médica.
  • Maconha – sua origem é uma planta. Trata-se da droga ilícita mais consumida no mundo e justamente por isso que, em muitos lugares, tornou-se objeto de debate.
  • Cocaína – também tem origem em uma planta que passa por um processo químico para se transformar em um pó que pode ser consumido através da inalação ou da injeção.
  • Heroína – é derivada da morfina, uma substância muito usada na medicina para reduzir as dores. Inicialmente, a heroína não foi concebida como droga, mas estudos mais aprofundados mostraram seu grande potencial para causar dependência, o que causou sua proibição tanto para produção como para comércio no mundo inteiro.

Infelizmente são muitas as substâncias que causam dependência e é importante, assim que a pessoa se dá conta do problema, buscar tratamento.

Na Viver Limpo Tratamentos, trabalhamos desde 2000 com o objetivo de resgatar vidas e assim reconstruir famílias. Entre em contato conosco agora mesmo e agende sua visita.